
A Telefônica Brasil (Vivo) anunciou, nesta quarta-feira, 10 de julho, a aquisição de 50% do capital social da FiBrasil Infraestrutura e Fibra Ótica S.A., pertencentes ao fundo canadense Caisse de dépot et placement du Québec (CDPQ) e à sua subsidiária Fibre Brasil Participações. O valor da transação foi de R$ 850 milhões.
Com o fechamento do negócio, a Vivo passará a controlar 75,01% da FiBrasil, enquanto a Telefónica Infra S.L. Unipersonal seguirá com os 24,99% restantes. Isso significa que a Telefónica S.A. passará a deter 100% da companhia de forma indireta. A operação ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e da assembleia geral de acionistas.
Atualmente, a FiBrasil atende 4,6 milhões de residências em 151 municípios, espalhados por 22 estados brasileiros. A aquisição fortalece a atuação da Vivo no mercado de fibra óptica, onde já possui presença em 444 cidades, cobrindo cerca de 30 milhões de domicílios e empresas, com uma base de 7,2 milhões de clientes.
A incorporação da FiBrasil está alinhada à estratégia da Vivo de ampliar sua oferta convergente de serviços móveis e fixos. Um exemplo é o plano Vivo Total, que combina internet residencial e móvel, e que já conta com 2,7 milhões de assinantes — número que representa um crescimento de 77% em um ano.