
O Itaú Unibanco alcançou, em junho, um marco importante em sua transformação digital: mais de 10 milhões de clientes passaram a utilizar o Superapp da instituição. A iniciativa faz parte de uma estratégia iniciada há cerca de um ano, que visa unificar todos os serviços bancários em uma única plataforma digital. O objetivo é centralizar a experiência do usuário em um ambiente completo e altamente personalizado, independentemente da forma como o cliente se relaciona com o banco.
Grande parte desses clientes migrou a partir de aplicativos mais segmentados, como o app de cartões e o banco digital iti. Segundo João Araújo, diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais do Itaú, a mudança vem entregando uma combinação de excelência em usabilidade e amplitude de serviços. “Oferecemos uma experiência diferenciada, com uma oferta bancária completa e altamente personalizada. Mais de 99% dos clientes que iniciam a migração finalizam o processo, e atingimos mais de 80 pontos em satisfação — um sinal claro de que o valor dessa mudança está sendo percebido”, afirma o executivo.
O Superapp foi desenvolvido com uma estrutura de hiperpersonalização, apoiada por inteligência artificial e uso intensivo de dados. Com isso, o banco consegue oferecer jornadas únicas para cada cliente, adaptadas ao seu perfil de uso. Além disso, o Itaú criou uma linguagem própria de design — o Itaú Design Language — para garantir uma navegação intuitiva, fluida e contextual.
Araújo também destaca que a instituição está comprometida em mudar a forma como os clientes se relacionam com os bancos. “Estamos saindo de uma abordagem puramente transacional para uma experiência mais consultiva, colocando o bem-estar financeiro no centro de tudo. Só no último ano, entregamos 16 novas soluções no Superapp que ajudam os clientes a tomar melhores decisões, com jornadas mais simples e que promovem uma vida financeira mais organizada.”
Com o avanço da migração e o alto nível de aprovação, o aplicativo do iti será retirado das lojas digitais nas próximas semanas. A partir daí, todo o relacionamento dos clientes com o banco será concentrado no Superapp, consolidando a proposta de uma plataforma única e inteligente.
Superapp como ferramenta de educação e controle financeiro
Uma das inovações mais recentes é o recurso inteligente de Controle de Gastos, lançado em março. Em poucas semanas, mais de 1 milhão de pessoas já haviam interagido com a funcionalidade, que oferece um “jogo de autoconsciência financeira”. Para metade desses usuários, foi a primeira vez que tiveram uma visão clara das categorias onde mais gastam. A taxa de satisfação ultrapassa os 89%.
Outro destaque é a funcionalidade “Cofrinhos”, que permite estabelecer metas de economia de forma prática. Atualmente, 10% da base de clientes já utiliza ativamente o recurso, com 93% relatando alta satisfação com a experiência.
Este mês, o Itaú também anunciou o lançamento de um agente de investimentos baseado em inteligência artificial generativa, que funcionará diretamente dentro do Superapp, oferecendo consultoria financeira 24 horas por dia. A funcionalidade começou a ser testada com um grupo inicial de 10 mil clientes e será disponibilizada de forma gradual ao restante da base nos próximos meses.