IA & Inovação
Tendência

Google Brasil anuncia investimento de R$ 5 milhões em IA para fortalecer o terceiro setor

Parceria entre Google.org e IDIS busca capacitar organizações sociais em inteligência artificial, promovendo maior eficiência, impacto e transformação no terceiro setor.

Durante o evento Google for Brasil 2025, realizado em 10 de junho, em São Paulo, para um público de cerca de 500 pessoas, o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, anunciou um investimento de R$ 5 milhões no IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social. A iniciativa, viabilizada pelo braço filantrópico Google.org, tem como objetivo capacitar organizações do terceiro setor no uso de inteligência artificial (IA).

O projeto será conduzido pelo IDIS ao longo de três anos e deve beneficiar cerca de 1.000 organizações sociais. Dessas, até 200 receberão capacitação direta para aplicar ferramentas e estratégias baseadas em IA, com o objetivo de aumentar sua eficiência, sustentabilidade e gerar impacto positivo para aproximadamente 100 mil pessoas.

Segundo pesquisa recente do Canal Sabiar em parceria com o Instituto Beja, apenas 10% das organizações e coletivos sociais utilizam tecnologias de ponta. A pesquisa também apontou um déficit considerável de conhecimento técnico entre os profissionais dessas instituições, o que dificulta a adoção plena de soluções inovadoras como a IA.

“Vemos a inteligência artificial como uma ferramenta poderosa. Ao apoiar projetos que promovam capacitação técnica, o Google contribui para que mais organizações tenham acesso a soluções capazes de ampliar seu impacto. Nosso compromisso é usar a tecnologia para promover transformações sociais reais”, afirmou Fábio Coelho.

Diante desse cenário, o IDIS desenvolverá um programa robusto de formação para o terceiro setor. Além do treinamento, o instituto também será responsável por criar uma metodologia de pesquisa baseada em evidências. A proposta é avaliar como a aplicação de IA pode influenciar o desempenho e o impacto das organizações.

“A iniciativa foi desenhada para gerar resultados concretos, como aumento de produtividade, acesso a plataformas digitais, melhoria nas capacidades tecnológicas e maior alcance entre beneficiários. Também buscamos fomentar decisões mais estratégicas e orientadas por dados. Ao final, um estudo analítico detalhado será produzido para entender o impacto real da iniciativa e como ele se desenvolve ao longo do tempo”, explica Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo