Tecnologia
Tendência

China revela robô espião em formato de mosquito com tecnologia de reconhecimento

Protótipo da Universidade de Defesa da China tem apenas 0,6 cm e levanta preocupações sobre espionagem e segurança digital em tempos de guerra high-tech

A Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China (NUDT) revelou recentemente o protótipo de um minúsculo robô espião no formato de um mosquito. Com apenas 0,6 cm, esse mini-drone é extremamente discreto e difícil de ser detectado, podendo ser utilizado para coletar informações estratégicas em ambientes de combate.

À primeira vista, o pequeno inseto robótico, que parece saído de um filme de espionagem, se assemelha a um mosquito comum. Seu corpo e asas coloridas reproduzem as características de um inseto real, mas internamente ele é equipado com sensores, sistemas de comunicação e fontes de energia.

Embora muitos protótipos e armas recentes apresentados tenham sido criados com ajuda de inteligência artificial (IA) de forma fictícia, o mosquito espião foi exibido no CCTV 7, canal oficial militar da China. “Tenho aqui em minha mão um robô que se parece com um mosquito. Robôs biônicos em miniatura como este são especialmente indicados para reconhecimento e missões especiais em zonas de conflito”, explica o estudante da NUDT, Liang Hexiang.

Desenvolvimento complexo e riscos à segurança
De acordo com a TV chinesa, também existem versões do dispositivo que podem ser controladas por smartphones, de maneira semelhante aos drones convencionais. A criação desses robôs minúsculos requer uma integração avançada entre a engenharia de dispositivos microscópicos e a biônica.

Apesar de ainda ser um protótipo, e aparentemente destinado ao uso exclusivo das forças militares chinesas, o mosquito robô levanta preocupações em relação à segurança. Caso caia em mãos erradas, esse tipo de tecnologia poderia ser usada para espionagem e roubo de dados confidenciais de civis.

A miniaturização de drones não é uma exclusividade chinesa. Países como a Noruega já investem há algum tempo em drones compactos, como o Black Hornet, que tem tamanho maior e formato de helicóptero. Os Estados Unidos, por sua vez, anunciaram em 2021 que estavam desenvolvendo um projeto semelhante, embora tenham mantido os detalhes em sigilo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo