
Madrugada de domingo para segunda-feira, 11 para 12 de outubro. Em centenas de supermercados franceses, o dia nem tinha começado, e as câmaras frias já estavam virando fornos. Hackers forçaram a temperatura de geladeiras e freezers a até 50°C, causando perda de alimentos e incêndios em várias lojas pelo país.
Na Intermarché, cerca de 150 lojas ficaram seis horas nessa temperatura, e todo o alimento afetado foi descartado para eliminar qualquer risco sanitário. Um morador de Paris viu funcionários de uma loja no centro da cidade jogando carrinhos inteiros de congelados derretidos numa caçamba, com sorvete escorrendo pela rua. É uma imagem fácil de entender e difícil de esquecer.
Durante anos, falamos de ataque como algo que acontece na tela: dados, senhas, arquivos criptografados. Aqui o efeito foi físico, medido em comida jogada fora e em lojas com princípio de incêndio.
Antes que você olhe desconfiado para a geladeira da sua cozinha: não, não são os eletrodomésticos das casas. Estamos falando de sistemas industriais que controlam a refrigeração de lojas inteiras. E é justamente aí que mora o recado para quem gerencia uma empresa.
Quem foi atingido, e em que proporção
A Carrefour confirmou 80 lojas afetadas, mas disse que a grande maioria das suas 6 mil unidades não foi atingida. A Monoprix informou que 5% das suas lojas foram afetadas. A Coopérative U, que também confirmou o ataque, teve quase cem lojas atingidas, segundo a AFP.
A promotoria de Paris descreveu um ataque de grande escala contra refrigeradores conectados em várias redes do varejo, e o primeiro-ministro mandou a agência nacional de cibersegurança da França (ANSSI) investigar. Um analista da Sekoia disse que Espanha, Portugal, Polônia, Alemanha e Bélgica também foram afetadas.
Vale manter a proporção. A Danfoss, fabricante dos sistemas, afirmou que os incidentes atingiram um limitado número de sistemas de gestão de refrigeração. Foi grave para quem foi atingido. Não foi o colapso do varejo europeu. Dizer as duas coisas ao mesmo tempo é o que separa informação de alarmismo.
Um computador com porta
As áreas refrigeradas dos supermercados costumam ser controladas por painéis que gerenciam todas as geladeiras e freezers da loja e podem ser acessados pela internet, o que permite que empresas de manutenção ajustem tudo de qualquer lugar.
Essa conveniência é legítima. O técnico não precisa ir à loja às três da manhã para corrigir um compressor. Mas, na prática, é uma porta de serviço com endereço na internet. Pense num prédio: a gente investe em portaria, catraca e crachá, e esquece a porta lateral da casa de máquinas.
A geladeira de supermercado é um computador com porta. Tem sistema, versão, senha e atualização. A diferença é que, em muitas empresas, ninguém a chama de computador. E o que não se chama de computador raramente entra no inventário de TI.
O que se sabe sobre a falha, e o que ainda não se sabe
Alguns pontos já estão na mesa, todos com a ressalva de que a investigação continua:
-
Segundo uma fonte próxima ao primeiro-ministro, a ANSSI identificou uma vulnerabilidade em software fornecido pela Danfoss.
-
A Danfoss afirma que as unidades afetadas rodavam firmware desatualizado e que há tempos recomendava aos clientes manter os sistemas atualizados e migrar os legados para a geração atual.
-
Em 9 de agosto, a equipe de pesquisa Team82, da Claroty, publicou um estudo sobre vulnerabilidades no controlador AK-SM 800A, da Danfoss. Segundo o relatório, atualizações do fabricante trataram falhas que poderiam permitir burlar a autenticação e executar código nos equipamentos.
O que ainda não está público: se a falha usada no ataque é a mesma da pesquisa de agosto, quem está por trás e por qual caminho o acesso aconteceu. Enquanto a investigação não termina, apontar culpado (fabricante, empresa de manutenção, varejista) é palpite. A boa notícia é que a pergunta útil para o gestor não depende do veredito.
Se a falha explorada for uma das que já tinham correção publicada, o caso repete um padrão antigo da segurança: a solução existia, mas não chegou ao equipamento. Ainda não sabemos se foi isso. Mas é a história de muitas empresas.
O fator humano mora aqui também
Equipamento desatualizado raramente é uma decisão. É um acúmulo. Um contrato de manutenção assinado anos atrás, um painel instalado por terceiro, uma troca adiada por falta de orçamento, um acesso remoto liberado “só por enquanto”. Cada escolha, isolada, faz sentido. Juntas, formam um ativo conectado à internet que ninguém sente que é seu.
Não é descuido de uma pessoa. É uma lacuna entre áreas (TI, facilities, compras, fornecedor) em que cada uma presume que a outra cuida. E lacuna entre áreas é, no fundo, um problema de gestão, não de tecnologia.
Cinco perguntas para levar à reunião de segunda-feira
-
Inventário. Que equipamentos conectados existem na empresa fora do radar de TI? Refrigeração, ar-condicionado, energia, câmeras, catracas, elevadores, impressoras. Quem tem essa lista?
-
Dono. Quem responde por atualizar o firmware de cada um: fornecedor, empresa de manutenção, facilities ou TI? Se a resposta for “depende”, é aí que mora o risco.
-
Acesso remoto. Quem acessa de fora, por qual caminho e com qual autenticação? O painel precisa mesmo estar exposto à internet, ou o acesso pode passar por VPN, autenticação multifator e segmentação de rede?
-
Legado. Existe equipamento sem suporte do fabricante? Qual o plano e o prazo de troca? O custo de adiar entra na conta ao lado do custo de trocar?
-
Plano B físico. Se o sistema for adulterado, algo independente avisa? Um sensor de temperatura com alarme que não dependa do mesmo painel, e um procedimento manual para a equipe, reduzem o estrago de uma madrugada.
Nada disso é novidade para quem trabalha com a ISO/IEC 27001:2022: gestão de vulnerabilidades técnicas (A.8.8), segurança na relação com fornecedores (A.5.19 a A.5.22) e segregação de redes (A.8.22) já tratam do assunto. A novidade é aplicar o mesmo rigor ao que não tem teclado.
O recado maior
O CEO da Coopérative U classificou o ataque como de extrema gravidade e sem precedentes, por mirar equipamento essencial à conservação de alimentos. A associação europeia do varejo, a Eurocommerce, destacou a importância da resiliência em toda a cadeia de suprimentos. As matérias também apontam semelhança com episódios relatados em cerca de uma dúzia de comissariados militares dos EUA no fim de agosto, em que geladeiras foram afetadas e houve perda de alimentos. Relação comprovada, até aqui, não há.
Isso não é motivo para pânico. É motivo para inventário. Um equipamento conectado que a sua empresa esquece é um equipamento que só vai ser lembrado no dia em que der problema.
Fica a pergunta: se alguém pedisse hoje a lista de equipamentos da sua empresa acessíveis pela internet, quanto tempo você levaria para responder, e com que confiança?
Fontes: Reuters, via TimesLIVE (12/10/2026), timeslive.co.za; Reuters, via iTnews (13/10/2026), itnews.com.au; InvestNews, com informações da Bloomberg e da AFP (outubro de 2026), investnews.com.br.



