
A empresa chinesa de robotáxis Pony.ai anunciou na última sexta-feira uma parceria com a Stellantis para testar táxis autônomos na Europa. Os primeiros testes serão realizados em Luxemburgo, sede da divisão europeia da Pony.ai, e a expansão gradual para outras cidades europeias está prevista a partir do próximo ano.
Na parceria, a Pony.ai fornecerá o software de direção autônoma, enquanto a Stellantis, proprietária de marcas como Chrysler, Citroën e Jeep, disponibilizará os veículos elétricos, começando pelo Peugeot e-Traveller.
A introdução de robotáxis para o mercado de massa geralmente começa com testes em vias públicas locais para criar um histórico de segurança e obter aprovações regulatórias.
O diretor de engenharia e tecnologia da Stellantis, Ned Curic, destacou que a Pony.ai é reconhecida por sua expertise técnica e abordagem colaborativa, e ressaltou que a montadora está “fazendo parcerias com os melhores players do setor” para desenvolver sistemas de integração de direção autônoma.
Nos Estados Unidos e na China, algumas das primeiras cidades já permitem que empresas locais operem robotáxis voltados ao público. No ano passado, a Pony.ai intensificou esforços para expandir suas operações para o Oriente Médio e Europa.
Recentemente, a Waymo, operadora americana de robotáxis e empresa do Alphabet (controladora do Google), anunciou que iniciará testes em Londres antes de lançar seus serviços de táxi autônomo no próximo ano.
Além disso, tanto a Pony.ai quanto a concorrente chinesa WeRide estão listadas nos EUA e receberam aprovação regulatória na China para oferecer ações em uma listagem dupla em Hong Kong.