
A Tesla estreou nesta terça-feira versões mais acessíveis de seu popular SUV Model Y e do sedã Model 3. A versão padrão do Model Y custa pouco menos de US$ 40.000, enquanto o Model 3 começa em US$ 37.000, segundo informações do site da fabricante.
A empresa também lançou uma nova versão de seu sistema de assistência ao motorista Full Self-Driving (Supervised). Apesar das novidades, as ações da Tesla fecharam em queda de 4,45%.
No fim de semana, a Tesla divulgou teasers enigmáticos nas redes sociais, incluindo um componente giratório com o logotipo da marca e o contorno de faróis de veículo, gerando expectativas sobre os anúncios de terça-feira. As ações chegaram a subir 5% na segunda-feira devido ao burburinho, mas recuaram cerca de 3% após a divulgação oficial.
O Model Y padrão não inclui teto panorâmico de vidro, bancos de couro ou barras de luz das versões mais caras, e custa cerca de US$ 5.000 a menos que a versão anterior de entrada. O SUV oferece uma bateria com alcance estimado de 321 milhas, em comparação com 357 milhas da versão Long Range com tração traseira.
Os preços mais baixos podem ajudar a Tesla a atrair compradores após a eliminação do crédito fiscal federal de US$ 7.500 para veículos elétricos. A empresa enfrenta forte concorrência global de fabricantes como Volkswagen e BYD, alguns com ofertas mais acessíveis.
A Tesla não lançou novos modelos desde o início das entregas do Cybertruck, sua picape de aço angular, no final de 2023, que teve problemas de popularidade e passou por pelo menos oito recalls nos EUA.
Além dos veículos, Elon Musk vem promovendo a expansão da Tesla para robótica e carros autônomos, incluindo a futura frota de Robotaxis e os robôs humanoides Optimus, ainda fora do mercado.
Apesar de desafios, as ações da Tesla subiram 40% no terceiro trimestre, após uma queda de 36% no primeiro trimestre. No acumulado do ano, os papéis registram alta de 12%, impulsionados em parte pela compra de cerca de US$ 1 bilhão em ações pelo próprio Musk em setembro.