
Um estudo recente do Boston Consulting Group (BCG) mostra que a inteligência artificial generativa (GenAI) pode transformar significativamente a forma como empresas conduzem implementações e migrações de sistemas ERP. Segundo a pesquisa “GenAI Can Revolutionize ERP Transformations”, a adoção da tecnologia pode reduzir o esforço total desses projetos entre 20% e 40%, tornando os processos mais ágeis, eficientes e alinhados às estratégias de negócio.
Uma das áreas de maior impacto é a coleta de requisitos, etapa tradicionalmente manual e suscetível a falhas. Com GenAI, o tempo investido pode ser reduzido em 30% a 60%, principalmente quando combinada a ferramentas de mineração de processos, que permitem gerar insights mais rápidos e detalhados — até 40% mais velozes do que métodos convencionais.
Outro desafio enfrentado em projetos de ERP é a migração de dados, que envolve preparação, limpeza e mapeamento. De acordo com o levantamento, a GenAI pode reduzir em 20% a 30% o tempo gasto nessas atividades, além de elevar a qualidade dos resultados.
“Dentro de três anos, a aceleração da GenAI pode permitir que empresas implementem soluções ERP até cinco vezes mais rápido do que com métodos tradicionais. Isso pode inclusive facilitar a coexistência de múltiplos ERPs dentro de uma mesma organização, com soluções específicas por área ou segmento de negócio. Para isso, no entanto, será fundamental preparar equipes, processos e escolhas tecnológicas para suportar todo o potencial da GenAI”, afirma Roberto Penido, diretor do BCG.
Além de acelerar etapas críticas, a GenAI também pode otimizar o treinamento de usuários. A estimativa é de que o tempo de integração de novos membros da equipe seja reduzido em 50% a 60%. No pós-implementação, a tecnologia pode cortar em até 60% as solicitações de suporte que exigem intervenção manual, liberando equipes para se dedicar a atividades estratégicas.
Segundo Penido, o maior desafio para as empresas está em adotar uma mentalidade “GenAI-first”, integrando a inteligência artificial generativa em todas as fases da transformação de ERP. “O verdadeiro valor não vem de ganhos rápidos e isolados, mas sim de uma implantação consistente, com iterações contínuas baseadas em IA, que fortaleçam a tomada de decisões e melhorem os resultados ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.”