NASA lança novas missões para estudar o Sol e proteger astronautas e satélites
IMAP e Carruthers Geocorona Observatory monitorarão ventos solares e exosfera, oferecendo alertas sobre tempestades espaciais

A NASA se prepara para lançar duas novas missões espaciais ainda este mês, voltadas para estudar rajadas de energia solar que podem impactar a tecnologia e a segurança de astronautas em missões além da Terra.
O Interstellar Mapping and Acceleration Probe (IMAP) acompanhará o vento solar à medida que ele se desloca pelo sistema solar e interage com o espaço interestelar. A missão fornecerá observações em tempo real do vento solar próximo à Terra, oferecendo aproximadamente 30 minutos de aviso sobre radiação prejudicial para satélites e astronautas. Esses dados são especialmente importantes para missões do programa Artemis, que planeja enviar humanos à Lua e a Marte.
O IMAP compartilhará o lançamento com o Carruthers Geocorona Observatory, que ficará posicionado a quase um milhão de milhas da Terra para observar a exosfera, a camada mais externa da atmosfera terrestre, responsável por influenciar o clima espacial.
Essas duas novas espaçonaves se juntam à frota de sondas da NASA que monitora erupções solares e flares, fornecendo informações essenciais para proteger missões espaciais, equipamentos e astronautas das tempestades solares que podem afetar sistemas eletrônicos e comunicações na Terra e no espaço.