
A Microsoft vem enfrentando problemas desde sábado (6/9) com seu serviço de nuvem, o Azure, sofrendo lentidão devido cortes em cabos submarinos de internet no Mar Vermelho.
Os cabos submarinos que atravessam o Mar Vermelho são fundamentais para a conexão mundial de internet, uma vez que eles são responsáveis pela ligação Ásia X Europa e com toda a tensão na região, fazer a manutenção desses cabos vem se tornando algo cada vez mais complicado, também não se sabe se tais rupturas nos cabos são propositais, acredita-se que sim, porém ninguém afirma.
O Azure só fica atrás da AWS no mercado de nuvem, levando grandes empresas a buscarem alternativas para que suas operações não sejam afetadas, aliás, isso expõe o óbvio, infraestruturas críticas em regiões de constantes conflitos, alternativas por satélites e ou outros meios ainda em estudo, não são suficientes e nem eficientes para suprir tal infraestrutura, sendo o caminho lógico a construção de diferentes rotas, o que tem um custo muito elevado e também afeta a qualidade do serviço, lembrando que a rota mais curta, como é o caso do Mar Vermelho, possui melhor disponibilidade do serviço, como uma baixa latência por exemplo.
A lição que fica, é sempre a mesma, mesmo para você, seja empresário ou não, aquilo que é fundamental para o desempenho de sua função, não pode ficar somente em um local, busque por backups e outas alternativas para que você não seja impactado e nem pego de surpresa por alguma instabilidade do seu provedor de serviços atual.
Será que isso responde uma pergunta frequente? O que eu tenho a ver com essa guerra? O que você pensa sobre isso? Contribua aqui com seus comentários.