Colunistas
Tendência

IA impedida de coletar dados sem permissão!

Por Denis Martinelli

É o que a Cloudflare, empresa líder em conectividade em nuvem anunciou recentemente, e foi amplamente apoiada por empresas como: Condé Nast, Dotdash Meredith, USA TODAY, Pinterest, Reddit, Ziff Davis, ADWEEK, The Arena Group, The Associated Press, The Atlantic, Fortune, O’Reilly Media e outros tantos criadores de conteúdos que vibraram com a notícia.

Segundo Matthew Prince, cofundador e CEO da Cloudflare: “Se a internet quiser sobreviver à era da IA, precisamos dar aos editores o controle que eles merecem e construir um novo modelo econômico que funcione para todos – criadores, consumidores, os fundadores da IA do futuro e o futuro da própria web” e completou dizendo: “Conteúdo original é o que torna a internet uma das maiores invenções do último século, e é essencial que os criadores continuem a criá-lo. Os rastreadores de IA têm extraído conteúdo sem limites. Nosso objetivo é devolver o poder aos criadores, ao mesmo tempo em que ajudamos as empresas de IA a inovar. Trata-se de salvaguardar o futuro de uma internet livre e vibrante com um novo modelo que funcione para todos.”

Por décadas, a internet operou com base em uma troca simples: mecanismos de buscas indexam conteúdo e direcionam os usuários de volta aos sites originais, gerando tráfego e receita de anúncios para sites de todos os tamanhos. Esse ciclo recompensa os criadores que produzem conteúdo de qualidade com dinheiro e seguidores, enquanto ajudam os usuários a descobrirem informações novas e relevantes. Esse modelo agora está quebrado. Os rastreadores de IA coletam conteúdo como texto, artigos e imagens para gerar respostas, sem direcionar os visitantes à fonte original – privando os criadores de conteúdo de receita e da satisfação de saber que alguém está visualizando seu conteúdo. Se o incentivo para criar conteúdo original e de qualidade desaparecer, a sociedade acaba perdendo e o futuro da internet está em risco.
Com isso a Cloudflare passou a bloquear rastreadores de IA que não possuem a permissão para a coleta dos conteúdos, fazendo com que as plataformas de IA negociem com os respectivos criadores.

Nesse caminho, existe também a discussão dos provedores de internet em relação aos streamings, que utilizam suas redes para chegar aos clientes, cobram mensalidades dos clientes e não repassam nada para os provedores.

O avanço de tecnologia é fantástico e nem sempre é possível regular o serviço no seu início, mas com o passar do tempo, todos necessitam ser regulados, com regras claras e equilíbrio financeiro.
E você, o que pensa sobre isso?

Deixe seus comentários para enriquecer nossa conversa e não se preocupe, provavelmente alguma IA vai rastrear nosso papo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo