
Com previsão de crescimento de R$19 milhões, a consultoria que apoia gigantes como Ipiranga, Bauducco e Vulcabrás cresceu 50% em três anos e agora, completando duas décadas, leva sua expertise em tecnologia e pesquisa para o México
Paulo Silveira e Omar Tabach foram pioneiros no Brasil no mercado de consultoria de tecnologia unindo expertise e pesquisas de mercado sobre os fornecedores do setor. Agora, eles definem os rumos de projetos de centenas de milhões de reais de grandes grupos brasileiros e multinacionais no País. A parceria entre os dois começou na Ernst & Young, onde se conheceram e viajavam para visitar clientes em um avião Caravan, chamado carinhosamente de “o bonde do tigrão” por conta do desenho na lataria. Hoje, completando 20 anos da consultoria TGT, comemoram uma posição de liderança e anunciam sua expansão para o mercado mexicano. Nos últimos três anos, a TGT registrou um crescimento de 50% e, para 2025, a projeção é de uma expansão adicional de R$ 19 milhões
Omar Tabach, que é sócio-diretor, explica que o segredo do sucesso nesses últimos anos tem sido uma abordagem diferenciada, combinando consultoria com um modelo exclusivo de pesquisa aplicada ao mercado brasileiro. “Nosso crescimento reflete o impacto real que geramos nos negócios de nossos clientes. Definimos o rumo de projetos estratégicos que movimentam milhões de reais, garantindo que as decisões sejam embasadas em conhecimento sólido do mercado e análises de retorno”, destaca Omar.
A TGT foi fundada em 2005 e desde então vem registrando um crescimento contínuo, inicialmente atendendo a Petrobras e expandindo sua carteira para gigantes como Vale, Globo, Samarco, Nestlé e Fiat. Mas foi em 2017 que a empresa deu um salto estratégico ao investir no segmento de pesquisa, se transformando na parceira estratégica da ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) no Brasil. A ISG é uma empresa americana que atua com análises detalhadas e insights de mercado baseados em metodologias globais aplicadas à realidade local. Entre suas principais iniciativas está o ISG Provider Lens™, estudos de mercado reconhecidos globalmente que avaliam provedores de serviços e tecnologia em diversas categorias. Esses estudos passaram a ser produzidos e distribuídos no Brasil através da TGT e hoje já cobrem mais de 20 segmentos da tecnologia.
Paulo Silveira, sócio e fundador da TGT, conta que atualmente a divisão de pesquisa representa cerca de 40% do faturamento da empresa e se tornou um pilar essencial do modelo de negócios. Esse movimento não apenas ampliou o portfólio da TGT, mas também fortaleceu sua presença junto a grandes corporações, que buscam insights confiáveis e agnósticos para tomadas de decisão. “Fomos pioneiros ao criar um modelo único de consultoria no mercado brasileiro. Isso nos permitiu oferecer um nível de análise que nenhuma outra consultoria boutique possui, combinando conhecimento técnico com dados estratégicos”, acrescenta.
Nos últimos anos, a empresa também consolidou sua atuação dentro do Grupo Ultra, especialmente através da Ipiranga, onde se posicionou como parceira estratégica em projetos de TI. Esse relacionamento abriu portas para uma expansão significativa, permitindo que a TGT ampliasse sua base de operações e fortalecesse seu time no Rio de Janeiro.
Omar revela ainda que a estratégia da companhia se pauta em 3 pilares principais: o conhecimento de mercado através da pesquisa, a isenção das recomendações – já que a empresa não faz serviços correlatos às suas recomendações como implantação ou desenvolvimento de soluções, e a atuação com um time de profissionais altamente experientes – sendo este último é um dos grandes diferenciais da TGT. Segundo ele, 60% dos consultores da empresa já foram executivos que ocuparam cargos de diretoria ou C-level em grandes corporações. “Isso proporciona um nível de conhecimento e maturidade que diferencia a TGT no mercado. Nosso modelo é baseado na expertise de profissionais que já passaram por desafios complexos e sabem como orientar empresas em processos de transformação. Isso nos permite atuar de forma altamente personalizada, sem a abordagem tradicional de consultorias de volume”, finaliza.
Foto: Reprodução